Formato da Prova e temas cobrados:
O ENEM é um exame dividido em quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 45 questões, além de um tema para a redação. Cada prova possui a seguinte estrutura:
Prova I
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Prova III
Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova IV
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Por que o ENEM é importante?
1 - É utilizado pelo governo para avaliar o Ensino Médio no país;
2 - O ENEM, além de ser utilizado pelo governo para avaliar o ensino médio no País, é parte do processo seletivo, e até seu substituto, para ingresso em mais de 600 instituições de ensino superior. Essa relação inclui as principais universidades públicas brasileiras, assim como centenas de Universidades e Faculdades privadas.
3 - O ENEM conta pontos para os candidatos a bolsas do PROUNI (Programa Universidade Para todos), sistema de financiamento de estudantes para que consigam finalizar suas graduações sem problemas financeiros. Clique aqui para conhecer o site oficial do PROUNI.
4 - O ENEM funciona como certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos, atestando que a pessoa conseguiu atingir pontuação adequada com os padrões de educação exigidos pelo governo brasileiro.
Por que o ENEM é diferente?
A maioria dos exames escolares e vestibulares avalia os estudantes separando os conhecimentos por disciplinas e cobrando informações pontuais, como datas, nomes e outros dados que dependem mais de memorização, do que de raciocínio crítico. O ENEM é diferente, pois estimula essa capacidade crítica, permitindo que a aprendizagem seja integrada entre diversos campos do conhecimento.
No ENEM, as questões priorizam o raciocínio e exigem conhecimento de diversas áreas para responder cada pergunta, em um formato mais próximo ao uso que fazemos das informações na vida real.
Desta forma, cada questão multidisciplinar pode conter o equivalente a uma ou mais perguntas de um vestibular. Por exemplo:
Exame comum
Esta é uma questão de geometria da FUVEST de 2007:
Tem-se um triângulo equilátero em que cada lado mede 6cm. O raio do círculo circunscrito a esse triângulo, em centímetros, mede:
a) √3
b) 2√3
c) 4
d) 3√2
e) 3√3
PARA ACERTAR,
VOCÊ PRECISA
Saber as fórmulas e fazer os cálculos corretamente
Enem
Esta é uma questão do ENEM de 2008 que envolve geometria:
O tangram é um jogo oriental antigo, uma espécie de quebra-cabeças, contituído de sete peças: 1 paralelogramo, 1 quadrado e 5 triângulos retângulos e isósceles. Essas peças são obtidas recortando-se um quadrado de acordo com o esquema da figura 1. Utilizando-se de todas as sete peças, é possível representar uma grande diversidade de formas, como as exemplificadas nas figuras 2 e 3.
Se o lado AB do hexágono mostrado na figura 2 mede 2cm, então a área da figura 3, que representa uma "casinha", é igual a:
a) 4cm²
b) 8cm²
c) 12cm²
d) 14cm²
e) 16cm²
PARA ACERTAR, VOCÊ PRECISA
Constatar pelo texto que a área da Figura 03 é idêntico à da Figura 01. Usar o raciocínio para perceber que o lado AB dado na questão é metadade da hipotenusa da Figura 01. Saber a fórmula e calcular a área do triângulo para depois obter a do quadrado.
Viu a diferença?